domingo, 5 de junho de 2011

Eu era dona do mundo

No momento em que puxei a porta de vidro para a saída, tudo me pareceu ainda mais claro do que o branco iluminado de mais uma tarde-comum de segunda-feira poderia mostrar.
Senti vento esfriando preocupações antigas, que tinha como diárias quando entrei, por aquela mesma porta, um ano e nove meses atrás.
Senti vento gritando alto por dentro, agora por uma nova causa: a de viver por mim, na única e imparcial companhia-comigo-mesma. Nova consequência.

Descobri nos valores, questão de convenção; e me convenci de que eles podem divergir, de pessoa para pessoa, sem causar grandes estragos, quando sem rotular a personalidade de quem os possui inside. Cada um tem os valores que tem, e eles podem mudar ou não. Cada um é uma pessoa, não um valor em que ela acredita. Não se engloba o todo pela parte.

Percebi e reconheci análises concretas, se é que isso um dia será possível, tendo em vista o inventário abstrato que é ser humano. As pessoas erram caem sofrem têm raiva valorizam ajudam. As pessoas precisam de ajuda, e tudo por causa daquela maldita - e dificílima - distinção entre leitura mental e pensamento real. Talvez não da forma como você as vê, mas a verdade é que as coisas são.

A gente vive de apostas. O incerto faz companhia, mas, convenhamos, é tão boa a sensação de pular sem saber o que há de vir...! Liberdade de sensação, ou o contrário.
Livre: foi assim que me senti, ao sair serena da sala que mais me ouviu perfeccionista, culpada, inocente.
Doente.

Me lembrou cena daqueles filmes antigos, hoje em dia desvalorizados. Eu senti o preto e branco, a plataforma vazia e o vento bagunçando forte o cabelo, levando algo,ou trazendo algo com ele.
Esses dias, encerrados nesse último take, levaram de mim coisas inúmeras. E me trouxeram mais tantas outras, seguras, tratadas, mutáveis.

Livre.
Como se, com o vento, o mundo me abraçasse, e aí só existisse eu. Eu, o vibrante feliz do sol, o fresco metido do vento. E o sorriso, que veio involuntário e cru, assim, sem preocupações morais, sem temeridades, sem vergonha. Um sorriso sem vergonha de quem tem a si mesmo para mostrar por completo ao mundo, de quem se joga intenso nas emoções e grita o quanto puder gritar aquilo que acredita.

Foi assim que senti.
Quis pular e quase voei. Tudo pareceu em ordem, em harmonia, confortável.
Sem apoio, sem muleta, sem ombros ou braços aonde segurar. Os pés fora do chão, suspensos em uma gargalhada. Eu acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário